segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Menos é mais

O escritor português José Saramago escreveu: "não ter pressa não é incompatível com não perder tempo."
 Mas hoje o que mais se exige é rapidez. Rapidez em tudo. O computador deve ser de alta velocidade, é preciso pensar rápido, agir rápido para não perder negócios, para não perder audiência, para não perder mercado de trabalho.
 No mundo dos executivos, ao contrário da realidade do trânsito, não há limite de velocidade. A multa é alta para quem anda lento. A ordem é super velocidade.
 Para esses, cada minuto conta. E se estressam somente contando o tempo que perdem aguardando o elevador, o semáforo abrir, o auto-atendimento bancário lhes fornecer as informações que necessitam.

São pessoas que se sentem culpadas quando param para um cafezinho, porque poderiam estar produzindo. A sua meta é executar projetos, ler apenas livros técnicos, acelerar a rotina. Tudo o mais é desperdício.

E, no entanto, a vida é feita de pequenas coisas.

Felizes são aqueles que decidem subir pela escada para exercitar as pernas e a imaginação. Aqueles que têm tempo para um sorriso ao desconhecido que está na fila, logo atrás, esperando sua vez para ser atendido.

Os que em vez de engolirem um sanduíche rápido no escritório, preferem almoçar com um amigo, com calma, bater um papo descontraído. Ou melhor, ir até em casa e observar os filhos crescerem, enquanto a família se reúne em volta da mesa.

Essas pessoas não costumam usar atalhos para encurtar caminhos. Elas preferem procurar estradas com paisagens com que se possam deliciar.

Quando viajam, vão com calma. Não têm tempo para chegar.

Como as crianças, a quem o fazer é mais importante do que a tarefa pronta, eles param na beira da estrada para provar uma fruta e conversar com o vendedor, que sempre tem histórias para contar.

Histórias de vida. Experiências importantes.

Quando descobrem uma paisagem bonita, param para apreciá-la. Alguns fotografam para levar consigo aquele momento mágico. Chegam ao destino com maior disposição e alegria.

Esses são os que adotam a filosofia de que menos é mais.

Menos velocidade é mais oportunidade de olhar para os lados e apreciar a natureza.

Menos horas de trabalho eqüivalem a mais tempo com a família. Tirando levemente o pé do acelerador das suas vidas têm mais tempo para ouvir música, ler algo mais além do que a profissão lhes exige, assistir um filme, meditar.

Em síntese, têm mais tempo para viver. Em verdade, a velocidade máxima permitida para ser feliz é aquela que não nos deixa esquecer de que além dos negócios, do trabalho, do dinheiro, o mais importante é a vida em si mesma.

***

Viver é uma arte. Todos nascemos com programas definidos que nos possibilitem o progresso. Por isso, todo momento se faz importante.

Também todas as experiências do cotidiano nos enriquecem.

Desfrutar de cada uma delas retirando o máximo de proveito, deve ser a meta do homem sábio.

Isto significa aproveitar bem a vida. Não desperdiçar nenhuma de suas oportunidades.

Acho que realmente devemos aproveitar cada minuto de nossa vida,,, é,, hj é o dia,, VAMOS APROVEITAR!!!

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Uma linda mensagem em uma canção...

O Cálice

Padre Hewaldo Trevisan


Quando as dores da vida 
Te ferem a alma
E a cada dia as lutas
Apagam tua fé
O mar se agita revolto
E as ondas querendo te afogar
E todas as portas fecharam-se 
Para você
Parece que Deus não escuta
O teu lamento
E às vezes tu pensas em abandonar 
Tua cruz
E chega a pensar que és o unico
Que tens se sentido assim
O cálice amargo que bebes
Vai chegar ao fim

Saiba que Deus tem olhado
O teu sofrimento
O teu lamento chegou
Ao trono do senhor
Deus tem estado ao teu lado 
Em todo o tempo
Na hora da angústia
Na hora da dor
Saiba, não há provação que dure
Pra sempre
E depois da tempestade 
O sol vai brilhar
Pois não há luta que dure
Por todo o tempo
É Deus que te garante:
"A vitória vai chegar"
Ouvi essa música hj e ela me trouxe uma grande paz e um sentimento de que se buscarmos em Deus nossa força,, td será melhor.. Que nosso Fim de semana seja de paz...

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Os nobres sentimentos

Desde a mais tenra infância, fomos ensinados a refrear certos sentimentos. Era feio ter inveja, raiva, ódio, e por aí vai. Mas será mesmo? E quem é a santa que só tem no coração bondades e caridades? Querendo ou não, os sentimentos – bons e maus – surgem, mas nos ensinaram que os piores devem ser afastados em nome já esqueci de quê. E como fingir que eles não existem, como ignorar o que está dentro do peito? Que tal tentar conviver com eles reconhecendo que somos apenas pessoas normais, para o mal e para o bem?
Digamos que sua grande amiga seja maravilhosa, tenha 10 centímetros a mais do que você e 10 quilos a menos. Além disso, é charmosa, inteligente, simpática e generosa – o que, aliás, não é nenhuma vantagem, com tantas qualidades – e consegue seduzir, sem fazer o menor esforço, homens, mulheres e crianças. Que raiva, que inveja. Fazer o quê? Em primeiro lugar, reconhecer o que está sentindo e as razões desses sentimentos. Não será preciso ir longe a ponto de dizer: “Eu te odeio porque você é mais bonita do que eu”. Mas, quando estiver sozinha, pode ficar com toda a raiva do mundo e odiá-la com todas as forças do seu coração – para aliviar o peito e não ter um infarto; isso ajuda a passar. E, quando adorar uma pessoa, deve também ir fundo e dizer que gosta sem nenhum pudor, pois gostar e fingir indiferença não tem a menor graça.
Já reparou como, para certas pessoas, é difícil elogiar? Quem escolher viver honestamente todos os seus sentimentos ai perder alguns amigos, mas, em compensação, os que ficarem vão ser para sempre. De que adianta o telefone tocar o dia inteiro se é preciso fingir que é indiferente para ser querida, para ter com quem ir à praia?
Quando tiver vontade de torcer o pescoço de seu filho adorado – porque isso às vezes acontece –, permita-se reconhecer e, se puder, diga a alguém – uma amiga, o padre ou o analista – quanto gostaria, naquele momento, de esganar a carne da sua carne e o sangue do seu sangue. Depois que a raiva passar, diga a ele, que vai achar muita graça. Assim, você estará abrindo para ele a possibilidade de lhe dizer um dia a mesma coisa, o que vai ser maravilhoso para a amizade de vocês. Porque entre mãe e filho, além do amor, se tiver também amizade, é a melhor coisa do mundo. E convém que ele saiba que, quanto mais próximas as pessoas, mais ocasiões e razões temos para amá-las ou odiá-las, e que isso é normal (e não deve trazer culpas).
Como é bom falar mal de uma pessoa, dizer com carinho que ela não vale nada e terminar confessando que é exatamente por isso que é louca por ela. Quando se ouve uma declaração de amizade dessas, nunca mais se esquece, e ser especial para alguém é tudo que se quer.
E mais: sofrer, chorar, rir, abraçar, beijar, passar noites em claro, de tanta felicidade ou de tanto sofrimento, acordar um dia achando que o mundo é todo seu e no outro não conseguir nem se levantar da cama de tanta tristeza sem nenhum motivo – é isso que diferencia uma vida plena e rica de outra morna e medíocre.
Dinheiro se economiza, mas emoções, sejam de felicidade ou de tristeza, de amor ou de raiva, nunca. Vá sempre fundo – a não ser que você esteja na vida a passeio, o que é uma escolha; uma triste escolha, aliás. Porque todos os sentimentos são nobres – inclusive os piores.
Danuza Leão é cronista, autora de vários livros, entre os quais Na Sala com Danuza 2 (ARX) e Quase Tudo (Cia. das Letras)
Foto Eduardo Pozella
 
 Nossa.. esses sentimentos deixam a gente "doidinha".. Aff, como é dificil lidar com eles...

domingo, 22 de agosto de 2010

SOBRE O AMOR, ROSAS E ESPINHOS...

Amor que é amor dura a vida inteira. Se não durou é porque nunca foi amor.
O amor resiste à distância, ao silêncio das separações e até às traições. Sem perdão não há amor. Diga-me quem você mais perdoou na vida, e eu então saberei dizer quem você mais amou.
O amor é equação onde prevalece a multiplicação do perdão. Você o percebe no momento em que o outro fez tudo errado, e mesmo assim você olha nos olhos dele e diz: "Mesmo fazendo tudo errado eu não sei viver sem você. Eu não posso ser nem a metade do que sou se você não estiver por perto."
O amor nos possibilita enxergar lugares do nosso coração que sozinhos jamais poderíamos enxergar.
O poeta soube traduzir bem quando disse: "Se eu não te amasse tanto assim, talvez perdesse os sonhos dentro de mim e vivesse na escuridão. Se eu não te amasse tanto assim talvez não visse flores por onde eu vi, dentro do meu coração!"
Bonito isso. Enxergar sonhos que antes eu não saberia ver sozinho. Enxergar só porque o outro me emprestou os olhos , socorreu-me em minha cegueira. Eu possuia e não sabia. O outro me apontou, me deu a chave, me entregou a senha.
Coisas que Jesus fazia o tempo todo. Apontava jardins secretos em aparentes desertos.
Na aridez do coração de Madalena, Jesus encontrou orquídeas preciosas. Fez vê-las e chamou a atenção para a necessidade de cultivá-las.
Fico pensando que evangelizar talvez seja isso: descobrir jardins em lugares que consideramos impróprios.
Os jardineiros sabem disso. Amam as flores e por isso cuidam de cada detalhe, porque sabem que não há amor fora da experiência do cuidado. A cada dia, o jardineiro perdoa as suas roseiras. Sabe identificar que a ausência de flores não significa a morte absoluta, mas o repouso do preparo. Quem não souber viver o silêncio da preparação não terá o que florir depois...
Precisamos aprender isso. Olhar para aquele que nos magoou, e descobrir que as roseiras não dão flores fora do tempo, nem tampouco fora do cultivo.
Se não há flores, talvez seja porque ainda não tenha chegado a hora de florir. Cada roseira tem seu estatuto, suas regras...
Se não há flores, talvez seja porque até então ninguém tenha dado a atenção necessária para o cultivo daquela roseira.
A vida requer cuidado. Os amores também. Flores e espinhos são belezas que se dão juntas. Não queira uma só. Elas não sabem viver sozinhas...
Quem quiser levar a rosa para sua vida, terá que saber que com ela vão inúmeros espinhos.
Mas não se preocupe. A beleza da rosa vale o incômodo dos espinhos... ou não.
Pe. Fábio de Melo
Uma ótima semana a todos nós,,,!!!

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

HOJE É SEXTA FEIRA!!!!


Porque hoje é sexta-feira

E toda semana é santa
Saiamos para a noite brasileira

Vamos molhar a garganta

Porque hoje é sexta-feira

E o sedentarismo se agiganta
Convidemos a mulher companheira
Para a noitada que se levanta

Porque hoje é sexta-feira santa
Eu peço logo uma cerveja
A mulher pede uma fanta
Eu a chamo de Musa, de Tigreza
Ela me chama de obeso, de anta
Eu a quero de sobremesa
Ela me provoca pra janta
Porque hoje é sexta-feira santa

E ouviremos de Adoniran a Noel
E acordaremos no motel
Porque o Brasil é o nosso céu
Corrupção, Carnaval, escarcéu
Bela lua e um estupendo sol
Novela, contrabando, futebol
Terra que emana leite e mel

Cantemos o samba da Gaviões da Fiel
E representemos bem o nosso papel
De bons noiteadeiros
De alegres baladeiros
Nessa noite que a brisa beija e balança bem brejeira
Porque somos brasileiros
E é santa, a sexta-feira

Porque hoje é sexta-feira
E a semana foi sedentária
Porque a lua tá ali rueira
E a esperança extraordinária
Brindemos a paixão brasileira
Bebamos a turma inteira
Cerveja gelada e farra hilária
Brahma, Skol, Antártica, Bavária

Porque hoje é sexta-feira
Deixemos as estatísticas e ações de lado
Desfraldemos nossa bandeira
Esqueçamos a violência, o banzo, o fado
E com o coração decantado
Em nosso cordão encarnado
Vivamos a boêmia seresteira
Porque hoje é sexta-feira e não sábado

Porque hoje é sexta-feira
Eu que não sou besta
Vou fugir pra balada
Vou cair na gandaia

Se a sexta-feira é santa
A noitada me encanta
Com a cerveja gelada
É camarão, MPB, praia

Porque hoje é sexta-feira
Vou descansar da luta da semana inteira
E vou curtir, contar piadas, namorar

Com a turma fuzarqueira
E a minha doce e suave mulher-bandeira
Com a celeste túnica prateada do luar

Vou comer petisco
Vou sambar arisco
Vou subir na mesa
Vou sorrir alumbrado
Vou pendurar o fiado
Espantar a tristeza

Porque hoje é sexta santa
Vou procurar viver, me recuperar
Se a batalha da vida é tanta
O fim de semana se agiganta
Vou ser feliz, sorrir, bebemorar

-Porque hoje é sexta-feira
Abençoados sejam os humildes
-Porque hoje é sexta-feira
Viva o povo brasileiro
-Porque hoje é sexta-feira
Corinthians, tende piedade de nós
-Porque hoje é sexta-feira
Ninguém segura esse país
-Porque hoje é sexta-feira
Deus nos livre do buraco do Metro
-Porque hoje é sexta-feira
Vade retro PCC, seqüestro relâmpago
-Porque hoje é sexta-feira
Vamos abraçar os amigos, a mulher
-Porque hoje é sexta-feira
Em São Paulo é um salve-se quem puder...

Minha terra tem feriado e zorra
De amalgamados cor de café
Não permita Deus que eu morra
Sem que a minha lágrima escorra
Inundando o rio Itararé...

Porque depois é sábado de ressaca
E a bendita boêmia continua
Aspirina com água mineral paca
E fazer dura caminhada na rua
Supermercado, sacolão, carne de vaca
E de novo à noite a luz da lua
Porque no sábado o poeta acentua
O prelúdio que a sua alma empaca

Sexta-feira e sábado se misturam
Amor e prazer logo se procuram
Os sentimentos novos se depuram
Baralho, pipoca, filme, bingo
Até que se arvora o domingo
Aí é macarrão caseiro na sogra
Cunhada, fofoca e toma xingo
Mas a semana logo se redunda
E amargaremos a chata segunda
Mas no outro final de semana me vingo
E surge de novo a bendita sexta-feira santa
Que a dura semana de dureza suplanta

Porque será sexta-feira de novo
E sairemos do arroz com chuchu e ovo
E estaremos com o nosso povo
Churrasco, baile, forfé, caipirinha
Forró, sertanejo, MPB, modinha
E farra novamente a noite inteirinha

Saravá, Poetinha

Porque toda sexta-feira é santa
Vamos outra vez nos reunir, relaxar
E a companheira que nos imanta
Contra a impunidade, chope e bar

Para encarar essa longa espera
Só no Orkut de toda a galera
Tomar viagra, sonhar, fugir enfim
Da herança maldita do Alckmin
 .........................................................

Um poeta sobrevivendo canta
A curtição vivida por inteira
Por isso toda sexta-feira santa
Vamos espantar a bobeira
Caiamos na noitada faceira
Vamos brincar, molhar a garganta

Porque toda sexta-feira é santa
Viva a gandaia geral brasileira!


(Vinicius de Moraes)
E viva a Sexta-feira e que o FDS seja maravilhoso!!!